terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mascote


Curiosamente, os santistas começaram a ser chamados de "peixeiros" em 1935, quando torcedores daquele time do morumbi resolveram provocar a torcida santista, em um confronto realizado na Vila Belmiro (no mesmo ano em que o time foi campeão paulista pela primeira vez). Os torcedores santistas rebateram: "Somos peixeiros e com muita honra!". A partir desse momento, o clube adotou a Baleia como mascote do time, que simboliza a força da nação santista.
A Baleia não é um peixe, e sim um mamífero, mas representa o maior animal marinho. O mascote teve várias versões, mas nunca houve a definição de uma imagem oficial. (fonte: www.santosfc.com.br)

Símbolos.








O segundo distintivo do Peixe, criado em 1913, era composto por um globo terrestre com os paralelos de latitude a partir de uma linha do equador e dos meridianos de longitude, tendo ao centro um escudo com dez listras verticais, alternadas em preto e branco, com uma faixa diagonal com o monograma SFBC (Santos Foot-Ball Clube), e do lado esquerdo superior uma esfera simbolizando a bola de futebol. Por cima do escudo, havia uma coroa. Esse escudo tinha também traçados os continentes em tom de amarelo, o Brasil em verde e os oceanos em azul. A inscrição se tornou SFC em 24 de abril de 1915, por solicitação do patrono do clube, Urbano Caldeira.

Em 1915, para poder disputar um torneio municipal, o clube adotou o pseudônimo de União, mantendo o mesmo uniforme, mas com um escudo com o nome União entre losangos.
Nas décadas de 30 e 40, o Santos utilizou o símbolo com o contorno similar ao atual contendo no seu interior as iniciais SFC. Após esse símbolo, adotou definitivamente o atual, com as listras verticais.
Nos anos 60, acrescentou duas estrelas douradas em cima do distintivo, para marcar a conquista dos dois campeonatos mundiais interclubes. (fonte: www.santosfc.com.br)

A primeira camisa e o primeiro escudo.


Como se viu, o Santos Futebol Clube foi fundado em 14 de abril de 1912 na sede do Clube Concórdia na cidade de Santos. Desta feita, o clube, em seu primeiro ano de existência, adotou o modelo do símbolo do Concórdia e suas cores, quai sejam azul, branco e dourado. Nas fotos a primeira camisa e o primeiro escudo do Peixe.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O primeiro jogo.


O primeiro jogo do peixe ocorreu em 15 de setembro de 1912. O Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club (atual Clube dos Ingleses, tradicional clube da cidade de Santos) pelo placar de 3 a 0. Contudo, o conselheiro do clube Guilherme Gomez Guarche, aponta que o primeiro jogo teria ocorrido em 23 de junho de 1912 contra o combinado local do Thereza Team. Todavia, o historiador oficial do clube, Francisco Mendes Fernandes, contesta a informação afrimando que esta partida foi um jogo-treino, sem caráter oficial.
Nesta partida contra o Thereza Team, o Glorioso saiu-se vencedor pelo placar de 2 a 1, gols de Anacleto Ferramenta e Geraule Ribeiro. A primeira escalação do Alvinegro era: Fauvel, Simon e Ari, Bandeira, Ambrósio e Oscar, Bulle, Geraule, Esteves, Fontes e Anacleto (todos na foto com o torcedor Coalhada). O primeiro gol oficial da história do peixe foi marcado por Arnaldo Silveira. (fonte: http://www.santosfc.com.br/)

A primeira diretoria do Alvinegro Praiano.


Sizino Patusca, o primeiro presidente do Santos Futebol Clube.
A primeira diretoria do peixe tinha a seguinte composição: vice-presidente - George Cox; 1º secretário - José G, Martins; 2º secretário - Raul Dantas; 1º tesoureiro - Leonel Silva; 2º tesoureiro - Dario Frota. Os diretores eram: Augusto Bulle, João Carlos de Mello, Henrique Cross, Raymundo Marques, Cícero F. da Silva e Jomas de C. Pacheco. (fonte: http://www.santosfc.com.br/)

Raymundo Marques, um dos fundadores do Santos Futebol Clube.

A fundação, o nascimento do Titã.


O Santos FC foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da Cidade, quais sejam Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior que convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário - atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado à essa agremiação. Várias sugestões apareceram: Concórdia, Euterpe ou Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Clube. Nascia então, o glorioso SANTOS FUTEBOL CLUBE.
Na mesma reunião foram decididas as cores do clube. O uniforme oficial escolhido era constítuido por uma camisa com listras verticais azuis e brancas, separadas por um fio dourado, em homenagem ao Clube Concórdia, local daquela reunião.
Na noite daquela data distante, enquanto nascia o clube, o Titanic afundava nas águas geladas do Oceano Atlântico Norte. Um grande titã mundial substituía o outro.